Espaço destinado ao ensino e aprendizagem de Ciências/Biologia e publicações das atividades desenvolvidas no C. E. Olavo Bilac-Sarandi vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UEM) e ao programa Universidade Sem Fronteira (USF-UEM).

domingo, 7 de novembro de 2010

Fotossíntese animal!

Uma equipe de cientistas da Universidade da Flórida do Sul(EUA), descobriu o primeiro animal que consegue realizar fotossíntese, algo que até agora era exclusivo das plantas. A Elysia chlorotica é uma lesma do mar de cor verde, que habita a costa este dos Estados Unidos e Canadá. Ela era conhecida por “roubar” os genes das algas de que se alimenta, desta forma obtinha os cloroplastos – estruturas de cor verde características de células vegetais que permitem a transformação da luz solar em energia –, armazenando-os nas células que cobrem os seus intestinos. 
                           

    Elysia chlorotica em seu hábitat                                      


Os últimos estudos revelam que o molusco marinho desenvolveu as capacidades químicas, permitindo-lhe fabricar clorofila – pigmento que captura a luz solar - sem necessitar de roubar aos seus alimentos.
De acordo com os cientistas, durante o estudo, que será publicado na revista ‘Symbiosis’, foram encontrados exemplares da Vaucheria litorea que não se alimentavam há pelo menos cinco meses.

video
Agora um vídeo para vocês entenderem melhor como a fotossíntese acontece!


Veja que pra toda regra há uma exceção e na biologia não é diferente, um exemplo disso é essa lesminha muito simpática que faz fotossíntese! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário