Sim, é verdade!Isso é possível, e há duas doenças que podem causar essa curiosa característica: o quimerismo e o mosaicismo.
Esquema de como ocorre o quimerismo e o mosaicismo |
O quimerismo é uma alteração genética rara, que gera má formação do embrião. Isso ocorre quando um óvulo fecundado absorve o outro totalmente diferente dele, ao contrário do normal onde se desenvolveriam dois irmãos gêmeos. Ocorrido isso o quimerismo pode se apresentar de várias maneiras como uma pessoa ter mais de um grupo sanguíneo (por exemplo, A e B) e possuir células masculinas e femininas (hermafroditismo). O nome quimerismo vem do monstro da mitologia grega chamado de Quimera que apresenta cabeça e corpo de leão, além de duas outras cabeças, uma de dragão e outra de cabra.
O monstro mitológico grego Quimera |
O mosaicismo se dá pela falha genética durante o desenvolvimento de apenas um embrião, essa falha cria dois ou mais tipos de linhagens de cromossomos celulares As consequências desta condição podem levar a abortos espontâneos, como podem também passar despercebidas, quando a quantidade de células normais for suficientemente alta para diluir o efeito das de feituosas. Estudos afirmam que o mosaicismo pode ser a principal causa de malformações e doenças genéticas na espécie humana como a síndrome de Down, e até mesmo a predisposição á doença de Alzheimer.
Pessoa com sinais característicos de mosaicismo |
Essas doenças também já apareceram na telinha. As aparições aconteceram nos seriados CSI Las Vegas, Cold Case (Arquivo Morto) e Doutor House.
É isso ai galera, até o próximo post. Um abraço!
Você deve estar se perguntando se isso é verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário