Espaço destinado ao ensino e aprendizagem de Ciências/Biologia e publicações das atividades desenvolvidas no C. E. Olavo Bilac-Sarandi vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-UEM) e ao programa Universidade Sem Fronteira (USF-UEM).

sábado, 27 de novembro de 2010

Céu de mágicas!

Olha pela sua janela agora(se tiver uma próxima hehehe), que cor você observa no céu? Se for uma tarde com clima bom você provavelmente responderá AZUL. Essa coloração fantástica se deve a algo muito especial que a terra possui ao seu redor, a ATMOSFERA. Mas como é isso? Bem vamos lá..
A atmosfera é uma camada de gás que reveste a terra e que atua de forma semelhante a um prisma de Newton. O sol propaga sua luz branca (a cor branca é a soma de todas as cores) através de ondas, que atravessam o grande prisma atmosférico, essa luz acaba sendo decompostas em feixes de sete cores ao esbarrar em  moléculas de ar. Cada cor possui um comprimento de onda específico e as que se espalham mais fácil são as que possuem menor comprimento E qual a cor de menor onda? Exatamente, o azul!

Prisma de Newton
 


Já no pôr-do-sol, a luz leva um caminho muito maior através da atmosfera para chegar aos nossos olhos do que quando está sobre nossas cabeças. A luz azul nesse caminho foi toda dispersada, chegando muito pouco até você, enquanto que a luz vermelha que não é dispersada e sim transmitida alcança nossos olhos com muita facilidade.

É isso ai pessoal, um abraço para todos!
Até a próxima!


Um comentário: